• Programa Primeiro Emprego
  • RH Bahia

Empresas Vinculadas:

  • Embasa
  • Agersa
  • Cerb

Abastecimento de Água

19/12/2017 10:12

Sihs e Cerb analisam estudos para Barragem do Rio do Caixa

A Barragem do Rio do Caixa, no município de Rio do Pires, começa a ser analisada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). Essa semana, técnicos da Pasta reuniram-se em Salvador para discutir os estudos preliminares, resultado de dados coletados em campo por drones, topografia convencional, além de estudos hidrológicos e geológicos.

Todo esse material dará subsídio para os Estudos de Viabilidade Técnica e, definição do melhor local para implantação da barragem. Participaram do encontro, as equipes técnicas da Superintendência de Infraestrutura Hídrica da SIHS e da CERB.
"A implantação da Barragem do Rio da Caixa é de extrema importância, pois o município de Rio do Pires está totalmente inserido no polígono das secas e é um empreendimento inserido nos chamados compromissos do Paramirim", explica o Superintendente de Insfratestrutura Hídrica, Celso Magalhães, acrescentando que a Barragem do Rio do Caixa é de fundamental importância para região do Paramirim que tem a Barragem do Zabumbão como principal fonte de suprimento de água. "Isso permitirá ainda que a adutora Zabumbão-Boquira possa ser implantada em harmonia com os usuários de água da região, reduzindo a pressão e o conflito de usos deste escasso recurso natural", completa.

Para ele, a posição participativa da CERB na elaboração dos estudos para implantação da Barragem do Rio da Caixa tem sido decisiva, visto que a empresa deverá conduzir os estudos subseqüentes para a construção do empreendimento.
Segundo o Diretor de Projetos Estratégicos e Obras Hídricas, Oscar Harth, os estudos preliminares, contemplaram também o estudo de duas alternativas de eixo de barragem em pontos distintos. "Tecnicamente não existem diferenças significativas entre os dois locais estudados, sendo que os dados preliminares indicaram que as vazões de regularização, com 100% de garantia, podem variar de 220 L/S a 440 L/s, com volumes de armazenamento de água da ordem 35 hm3, volume este da mesma magnitude da Barragem do Zabumbão", avaliou Harth, informando que os trabalhos deverão estar concluídos em março de 2018, indicando a melhor alternativa de local para implantação da Barragem do Rio da Caixa.

Ascom/SIHS
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.