28/05/2018 17:05

Sistema de abastecimento de água é inaugurado em Coração de Maria

Depois de cumprir extensa agenda de trabalho em Feira de Santana, na manhã desta segunda-feira (28), onde inaugurou a policlínica regional, o governador Rui Costa seguiu, pela tarde, para Coração de Maria. No município, Rui assinou ordem de serviço para o início das obras de implantação do Sistema de Abastecimento de Água que vai atender seis comunidades da região, e anunciou a licitação para a segunda etapa de obras de reforma do mercado municipal e a cobertura da feira livre do município.

Com investimento de mais de R$ 1,4 milhão, o Sistema de Abastecimento beneficiará 1.362 pessoas com uma rede de distribuição de mais de 25 mil metros e 389 ligações domiciliares nas comunidades de Neto, Mendes, Terra Vermelha, Carvalhos, Furnas e Carrapatos. As obras serão realizadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A (Embasa), entidade vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (SIHS). “O sistema de abastecimento compreende 26 quilômetros de tubulação, para levar água de qualidade aos moradores dessas localidades. Eu gosto muito de poder inaugurar esses sistemas, porque, como sempre digo, água é sinônimo de vida para o ser humano, para os animais e vegetais. Trazer esse tipo de obra para o interior significa que nós estamos melhorando a saúde da população dos municípios, porque a nossa saúde é resultado da água que a gente bebe”, afirmou Rui Costa.

A reforma do mercado receberá um investimento de R$ 454 mil e compreende a construção de três galpões para venda de carne e um de farinha. As obras terão uma área total de 622 metros quadrados.

Para a comerciante Marilzete Reis, os espaços irão transformar a vida dos vendedores."Com esse espaço, iremos conseguir mais clientes e vender os produtos com mais limpeza e cuidado. É uma reforma que a gente espera já há bastante tempo. Agora estamos todos comemorando a notícia de que irá se tornar realidade"

Entregas

Para melhorar a vida do pequeno agricultor, foram entregues 1091 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O documento foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Rui também entregou à prefeitura do município um kit odontológico e um kit com materiais para serem utilizados na Unidade Básica de Saúde (UBS), que somam um investimento de mais de R$ 68 mil. Ainda durante a visita, o governador autorizou um investimento de R$ 426 mil para a reforma do estádio de futebol da cidade.

Acompanharam o governador na agenda os secretários estaduais de Infraestrutura Hídrica (Sihs), Cássio Peixoto, e de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues.

Fonte: Secom/ba