• Pat 21
  • Novo Portal do RH Bahiai
  • Orientações Covid 19
  • RH Bahia
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Abastecimento de Água

15/09/2021 16:09

Governo da Bahia autoriza 3ª etapa da ampliação do Sistema Produtor e Adutor do SIAA de Feira de Santana.

Cumprindo agenda em Feira de Santana, nesta quarta-feira (15), o governador Rui Costa, autorizou por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS),  o início do processo licitatório para contratação de empresa que ficará responsável pela execução das obras da 3ª etapa de ampliação do Sistema Produtor e Adutor do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), que atende o município. A licitação está em fase de elaboração e a publicação ocorrerá na 1ª quinzena de outubro deste ano.

Com investimento total de 63 milhões em recursos da Sudene e recursos próprios da Embasa, a estimativa é que o novo empreendimento beneficie mais de 1 milhão de habitantes até 2051. 

Vale destacar que a cidade de Feira de Santana tem crescido em ritmo acelerado nos últimos anos e o Governo do Estado atento a esta demanda, tem promovido investimentos com o objetivo de garantir a ampliação e o reforço no sistema de distribuição de água tratada, especialmente para atender essas novas zonas de expansão.

As obras serão executadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à SIHS, e  prevêem a implantação de uma nova captação,  adutora de água bruta, estação de tratamento de lodo, booster na área do centro de reservação Tomba e ampliação da estação de Tratamento de água existente.

O titular da SIHS, Leonardo Góes, informou que existem diversas intervenções no âmbito do saneamento acontecendo em Feira e destacou que já está em andamento a Etapa 2 da ampliação do sistema produtor e adutor do SIAA de Feira de Santana, com 35% de execução e vai beneficiar uma população mais de 1 milhão de habitantes ao longo dos próximos 30 anos. O valor total do investimento previsto para essa etapa é de mais de R$ 104 milhões." Também estão sendo executas as obras de ampliação do SIAA, Setor Tomba. O investimento é de cerca  de 37 milhões e a previsão de conclusão é em dezembro deste ano" concluiu, Góes.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.