• Pat 21
  • Novo Portal do RH Bahiai
  • Orientações Covid 19
  • RH Bahia
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Saneamento

30/09/2021 15:09

Governo inicia a elaboração do Plano Estadual de Saneamento Básico do Estado da Bahia

Na tarde dessa última quarta-feira (29), a Secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), realizou um encontro virtual para o lançamento do processo de elaboração do Plano Estadual de Saneamento Básico do Estado da Bahia, um instrumento de gestão dos serviços públicos de saneamento básico, que irá conter as diretrizes, objetivos e metas para o setor, direcionando, a aplicação de recursos em intervenções que proporcionem efetivos resultados para a sociedade.

O Titular da SIHS, Leonardo Góes explicou que a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento é a Pasta responsável por formular, coordenar, implementar a Política Estadual de Saneamento Básico, bem como monitorar e avaliar a execução de suas ações referentes aos componentes de abastecimento de água e esgotamento sanitário. "O PESB vai nos ajudar com o desafio que é o planejamento dos serviços de saneamento básico em todo estado, promovendo a integração com as demais políticas que possuem essa interface, tais como meio ambiente, recursos hídricos, saúde, habitação e desenvolvimento urbano e rural, priorizando a universalização do acesso aos serviços à população", complementou Góes.

A reunião contou com a participação de diferentes grupos sociais, do poder público e dos prestadores de serviço relacionados ao saneamento básico, além da equipe técnica das empresas que integram o Consórcio, dos Comitês de coordenação e de acompanhamento, Conselho das Cidades e sua Câmara técnica de saneamento, o grupo de acompanhamento técnico e a equipe técnica da SIHS, com o objetivo de planejar coletivamente e com controle social os serviços de saneamento básico nos 417 municípios do nosso Estado.

Durante os meses de outubro e novembro serão realizadas as Oficinas referentes ao processo de elaboração do diagnóstico técnico participativo do PESB.

Observe o calendário de atividades e participe:

As oficinas serão realizadas sempre às 14h, em plataforma digital (Google Meet), com transmissão no YouTube do PESB Bahia. Serão seis oficinas que agrupam um conjunto de Microrregiões de Saneamento Básico, conforme quadro de datas:

Data

Microrregiões de Saneamento

14/10

São Francisco Norte, Semiárido Nordeste e Sisal-Jacuípe

19/10

Bacia do Paramirim, Chapada Diamantina, Piemonte da Diamantina e Piemonte do Paraguaçu

21/10

Extremo Sul, Litoral Sul e Baixo Sul, Médio Sudoeste da Bahia e Vitória da Conquista

26/10

Portal do Sertão, Recôncavo, Terra do Sol e RM Feira de Santana

04/11

Algodão, Bacia do Rio Grande, Bacia do Velho Chico e Irecê

09/11

Litoral Norte e Agreste Baiano e Entidade Metropolitana da RMS

 

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.