• Orientações Covid 19
  • Novo Portal do RH Bahiai
  • RH Bahia
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Perfil do secretário

leonardo goes  

Leonardo Góes Silva


À frente da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia (SIHS) desde fevereiro de 2019, o baiano Leonardo Góes, nascido em Salvador- BA, é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia em Cruz das Almas e com mestrado em Ciências Agrárias, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, iniciou sua trajetória profissional na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), na qual atuou como coordenador de Defesa Vegetal até 2006.

Ingressou em 2006 através de concurso público no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na função de Perito Federal Agrário. Leonardo Góes, exerceu os cargos de Superintendente Regional do Estado de Sergipe até 2015; Diretor Nacional de Programas na sede da Autarquia em Brasília, assumindo em maio de 2016, a Presidência do Incra, até dezembro de 2018.

Na sua gestão à frente do Instituto trabalhou para dotar o Órgão de uma administração moderna, ágil e eficiente, detendo até os dias atuais, o recorde de títulos de posse entregues no meio rural.

A gestão de Góes à frente do Instituto também foi marcada pelo reconhecimento internacional do trabalho executado pela autarquia. O Incra ocupou, entre 2017 e 2019, a presidência do Comitê Permanente Ibero-Americano de Cadastro. Além disso, assina com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) seu primeiro projeto, no qual o Instituto contribui e compartilha sua expertise na área de governança responsável da terra com países da América Latina e Caribe. Também se estabelece a cooperação com a Organização dos Estados Americanos (OEA), no sentido de garantir o acesso a direitos pelas populações étnicas a territórios.

Em dezembro de 2018, Góes solicita sua exoneração da presidência do Incra e também uma licença sem vencimentos, para se lançar em novas experiências profissionais. A licença não durou muito, já em fevereiro de 2019 aceita o convite do Governo do Estado da Bahia e assume o desafio de chefiar a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (SIHS).

 

  

Recomendar esta página via e-mail: