• Orientações Covid 19
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Empresas Vinculadas:

  • Embasa
  • Agersa
  • Cerb

Saneamento

09/06/2020 15:06

Avanços do Projeto Bahia Produtiva beneficiam saneamento rural

Nessa última semana, entre os dias 1 e 4 deste mês,  o Banco Mundial realizou a missão virtual de supervisão do Projeto Bahia Produtiva, reunindo representantes do Governo do Estado e do Banco Internacional de Reconstrução e  Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial), com o objetivo de acompanhar os avanços do projeto.

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (CERB), é a executora do Componente II - Sistemas de Abastecimento de Água e Saneamento Domiciliar: responsável por desenvolver ações que visam melhorar as condições de saneamento e acesso aos serviços de abastecimento de água em áreas onde houver recursos hidrológicos suficientes identificados, e a implementação do modelo de gestão pré- estabelecido desses serviços por meio da Central de Associações para Manutenção de Sistema de Água (CENTRAL).

Atualmente existem três Centrais de Associações Comunitárias na Bahia, nos municípios de Seabra e Jacobina, implantadas há mais de 24 anos e a de Caetité, fundada em 19 de fevereiro deste ano, com recursos do Projeto Bahia Produtiva, essas Centrais trabalham na gestão de sistemas localizados em 49 Municípios do Estado. A SIHS, por meio da CERB, está modulando um Programa de Gestão de Saneamento Rural no Estado, com perspectiva de implantação, ainda nesta gestão, de mais uma Central, e outras duas já estão com os estudos preliminares desenvolvidos.

“O Governo do Estado, já beneficiou com o Programa Bahia Produtiva mais de 48 mil baianos com a entrega de sistemas de abastecimento de água. Estima-se que até o final do projeto, cerca de 130 mil pessoas sejam beneficiadas”, informou o Titular da SIHS, Leonardo Góes.

Andamento do Projeto Bahia Produtiva:

Neste mês de junho, já foram iniciadas as obras de 30 Sistemas de Abastecimento de Água, em 11 municípios, com um investimento de 30 milhões e deverão beneficiar cerca de 20 mil pessoas, com 5.009 ligações nas regiões das Centrais de Seabra e de Jacobina. Outros 23 Sistemas estão em processo de licitação, em 17 municípios, com um investimento de 13 milhões e irão beneficiar 17 mil pessoas, serão 4.456 novas ligações e 176 ligações a serem recuperadas.

Ainda esta sendo prospectado um total de 30 sistemas, que estão em fase de projeto e cumprimento de critérios de elegibilidade, em 10 municípios, o investimento previsto é de US$ 15,4 milhões de dólares, e vai beneficiar 28 mil pessoas, com 6.830 novas ligações e 414 ligações a serem recuperadas.

Além dos sistemas de abastecimento de água, até o início de junho deste ano, já foram construídos 1.502 Módulos Sanitários Domiciliares (MSD), beneficiando 5 mil pessoas com melhorias sanitárias. Estima-se até o final do projeto, a construção de 2.500 MSDs, e que 8 mil pessoas sejam contempladas. O Módulo Sanitário Domiciliar (MSD) é um banheiro completo, composto por chuveiro, vaso sanitário, lavatório, reservatório de água, sistema de tratamento de esgoto sanitário dotado de fossa séptica, com a disposição adequada dos efluentes ao sistema individual.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.